Retiros de Treinamento de Taijiquan (tai chi chuan)

Datas, locais e valores dos próximos retiros de Taijiquan (tai chi chuan) da WCTA-Br (CXWTABR: Chen Xiaowang World Taijiquan Association Brasil)

 
 

Retiros

2016

2 a 5 Novembro de 2017

Somente para Instrutores Certificados pela WCTA-Br.

2 a 8 de Abril de 2018

Este é um retiro para estudo do Daodejing, aberto a todos os membros da WCTA-Br.

Informações Gerais sobre Retiros em Itaparica

Informações Gerais – Itaparica

O local dos retiros é na casa do mestre Jan, na ilha de Itaparica, Bahia. Ao chegar no aeroporto de Salvador, é preciso ir de taxi até o terminal marítimo (aproximadamente 50 minutos), aguardar uma barca, e embarcar para Mar Grande (uma hora de viagem). Chegando em Mar Grande, pega-se uma van ou taxi por mais 30 minutos. Chegar no aeroporto de Salvador até 11h costuma ser suficiente, e é possível decolar no mesmo dia do término do retiro a partir das 19h.
É possível acampar no jardim da casa do mestre Jan, se você tiver equipamento. Há pousadas bem próximas, e vizinhos que alugam quartos.
O café da manhã é servido em casa, e todos dividem os custos. Almoço e jantar são num restaurante a poucos metros da casa, e as refeições são vegetarianas. Nós organizamos, e cada aluno faz o pagamento direto ao restaurante. Os valores aproximados são R$15 cada café da manhã, e R$30 cada almoço ou jantar.
Todos os dias o treino começa com Zhanzhuang, às 8h. Às 9h tomamos café da manhã, e então treinamos até o almoço. Após o almoço fazemos uma breve pausa, então temos uma aula teórica com mestre Jan, cujo assunto podemos escolher. Depois praticamos até a hora do jantar. Jantamos às 19h, e após o jantar praticamos mais um pouco.

Jan Silberstorff recebe seus alunos na sua residência, duas vezes por ano, para retiros de treinamento de Taijiquan (tai chi chuan), em regime de imersão “à portas fechadas”. O número de participantes é limitado, e restrito à associados da WCTA-Br (CXWTABR: Chen Xiaowang World Taijiquan Association Brasil).