Formas Simplificadas

Formas de Taijiquan (tai chi chuan) para a vida moderna

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Quando Chen Wangting criou o Taijiquan (tai chi chuan), os praticantes eram somente os membros de sua família, e eles passaram a ser criados desde pequenos para preservar a arte do seu ancestral. Em várias das gerações desde então muitos eram soldados profissionais, ou seja, dedicavam-se exclusivamente à arte marcial.

A vida atual não nos permite ter tanto tempo disponível para praticar. Além disso, não residimos na mesma casa que os nossos mestres, como era o caso dos descendentes dos Chen. Por isto, o Grão-Mestre Chen Xiaowang criou, a partir da década de 80, algumas formas simplificadas de Taijiquan (tai chi chuan) que cumprem o papel de intorduzir os alunos iniciantes na arte, com vantagens didáticas.

Acima, pode-se ver o Mestre Jan Silberstorff executando a Forma de 9 Posturas. Nesta execução ele demonstra uma habilidade avançada, ao fazer movimentos explosivos (fajin) em todas as posturas. Um iniciante faria toda a forma lentamente. Na WCTA-Br (CXWTABR: Chen Xiaowang World Taijiquan Association Brasil), geralmente o iniciante aprende em primeiro lugar a Forma de 19 Posturas, e então a Laojia.