Tuishou de Competição

Aplicar o Taijiquan (tai chi chuan) num ambiente desafiador

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Tuishou é uma das melhores formas de verificar o seu progresso no Taijiquan (tai chi chuan). Chen Xiaowang ensina que qualquer erro que esteja presente na execução da sua forma, será revelado na prática do Tuishou. Existem duas maneiras principais de praticar Tuishou: as coreografias, que são os exercícios realizados com um parceiro que coopera com o seu movimento, e o Tuishou competitivo, em que o parceiro comporta-se como um oponente.
Acima, pode-se ver alguns momentos de um seminário de Tuishou com o Mestre Chen Ziqiang, em que ele demonstra várias técnicas para os alunos.

Quando praticado de modo competitivo, o Tuishou passa a exigir uma série de qualidades do praticante, e oferece um ambiente que é ao mesmo tempo desafiador e controlado. O grau de competitividade pode ser regulado de acordo om a habilidade dos participantes, e eles podem ser treinados para se inscreverem em competições de nível nacional.

No treinamento da WCTA-Br (CXWTABR: Chen Xiaowang World Taijiquan Association Brasil), não é obrigatório o aprendizado de Tuishou de Competição. Apenas os alunos interessados participam deste treinamento.