Jan Silberstorff

Mestre de Taijiquan (tai chi chuan)

 
 

Jan Silberstorff nasceu em 1967, na Alemanha. Em 1989, com apenas 22 anos de idade, recebeu o diploma que a República Popular da China outorga a nível estatal por seus estudos em Taijiquan (tai chi chuan), e foi o primeiro ocidental a conquistar uma medalha de ouro no torneio de Chenjiagou. Em 1993 foi nomeado pelo Grão-Mestre Chen Xiaowang como seu discípulo “a portas fechadas”, tornando-se o primeiro ocidental a receber este tipo de transmissão. Jan residiu com o Grão-Mestre na China e na Austrália para receber treinamento. Em 2006 Jan participou, a convite do Grão-Mestre Chen Xiaowang, da cerimônia tradicional do kowtow realizada no templo da família Chen em Chenjiagou, sendo admitido na linhagem da família Chen na 20ª geração. Ainda em 2006, Jan fundou o ramo brasileiro da WCTA, com autorização formal do Grão-Mestre Chen Xiaowang.

Em 1994 co-fundou com o Grão-Mestre Chen Xiaowang a World Chen Xiaowang Taijiquan Association (WCTA), e tornou-se o presidente da WCTAG, o ramo alemão da Associação. Sob a liderança de Jan Silberstorff a WCTAG tornou-se membro-fundador da DDQT, a organização geral na Alemanha para Taijiquan (tai chi chuan) e Qigong. A DDQT desenvolveu a sua Orientação Educacional Geral (AALL) baseda nos conceitos de educação da WCTAG. Além disso a WCTAG é o ramo alemão da IAMTJQA, a associação de Taijiquan (tai chi chuan) de Chenjiagou, e é membro da TCFE, a Federação Européia de Taijiquan. A WCTAG é a maior associação independente de Taijiquan (tai chi chuan) da Europa, contando com quase 350 professores e 2500 alunos filiados, e está presente em 105 cidades do seu país.

Jan fala e escreve fluentemente em chinês, e já produziu numerosos livros, DVDs e séries de televisão sobre Taijiquan (tai chi chuan). Viaja regularmente para ministrar seminários em mais de 15 países. No Brasil, Jan Silberstorff é o Diretor Técnico da WCTA-Br (CXWTABR: Chen Xiaowang World Taijiquan Association Brasil), ministrando seminários anuais desde 2003, supervisionando a qualidade técnica da Associação e examinando seus professores e instrutores filiados.