Liana Netto

Instrutora Sênior

 
 

Liana Netto com Chen Xiaowang

Fortaleza, CE

(71) 9968-5809

}

Horários

Terças e quintas, das 7 às 8h
Meu primeiro encanto com as artes marciais aconteceu aos 21 anos, quando comecei a praticar estilos externos. Nesta época, já estudante de psicologia e recém-egressa das aulas de ballet clássico, encontrei nas artes marciais uma possibilidade de síntese entre os caminhos do corpo, da mente e do espírito, e ao mesmo tempo entre a ciência e a arte.
Conheci o Grão-Mestre Chen Xiaowang em 1999; fazer com ele seminários e aulas particulares no Rio de Janeiro e em Bariloche foram marcos, quando considero que realmente comecei a entender algo sobre Taijiquan (tai chi chuan). Através dele superei problemas nos dois joelhos, e me tornei mais forte fisicamente, aprendendo a conhecer e canalizar minha própria força, e psicologicamente, aprimorando a autoconfiança, a capacidade de enfrentar desafios, e de manter minha presença observadora.
Em 2004 Mestre Jan Silberstorff aceitou meu convite para dar um seminário na Bahia. O projeto que culminou na fundação da World Chen Xiaowang Taijiquan Association (WCTA-Br), dois anos depois, formalmente autorizada pelo Grão-Mestre Chen Xiaowang. Pra mim foi um momento de mudança radical, a partir de quando percebi que chegara o momento de não ser mais só servida, mas também de servir ao Taijiquan (tai chi chuan) Chen, que tanto me transformou.
Foi com grande emoção e senso de responsabilidade que me tornei discípula formal de Chen Xiaowang, o patricarca da 19ª geração da família em que nasceu o taijiquan, em 28 de março de 2011, através de cerimônia realizada na minha segunda viagem a Chenjiagou. Ser discípula representa, para mim, ser aprendiz e seguidora de uma linhagem e compromisso com minha prática pessoal. Ser discípula também é reverenciar uma tradição viva, gerida e gestada por muitos mestres em muitas gerações, e me devotar a algo muito maior que mim mesma. Uma frase do Mestre Chen Yingjun, filho de Chen Xiaowang, continuamente me inspira e fortalece: “Os que aprenderam se mantiveram treinando nos tempos difíceis. Os que treinaram apenas nos tempos fáceis não aprenderam.”

Fale com a Liana

9 + 14 =