Mário Gusmão

Instrutor Sênior

 
 

Mário Gusmão

Rio de Janeiro, RJ

(21) 97258-4415

}

Horários

Segundas, quartas e sextas, de 7:30 às 9h
M Minha prática de Taijiquan (tai chi chuan) começou em 1978, através do estilo Yang, com mestre Hu Hsin Shan, um dos pioneiros no Brasil.  Com ele, além de Taijiquan (tai chi chuan), aprendia Shaolin, Xingyi, Bagua e vários tipos de Qigong. Naquela época, quase nada se sabia sobre Taijiquan (tai chi chuan) ou outras práticas corporais chinesas. Comecei meu trabalho como professor em 1984, e assim também comecei a divulgar o Taijiquan (tai chi chuan). Iniciei turmas no Leblon, na Gávea e Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, no Rio de Janeiro. Participei de um dos primeiros ambulatórios de Medicina Tradicional Chinesa no Brasil, no Hospital Municipal Paulino Werneck, na Ilha do Governador (RJ), um trabalho integrando Acupuntura, Massoterapia, Taijiquan,  Dietética Chinesa , Fioterapia e acompanhamento psicanalítico, com grande sucesso. Competi em vários campeonatos de Kung Fu, nas categorias de Taijiquan, e fui campeão estadual, brasileiro, internacional, vice mundial e sul americano.
Em 1990, comecei a ministrar aulas no Jardim Botânico do RJ, onde estou até hoje. Em 1998, conheci o Grão Mestre Chen Xiaowang, quando ele veio pela primeira vez ao Brasil, e comecei a prática do estilo Chen. Participei de todos os seus seminários no país, e dei prosseguimento ao meu treinamento no estilo com os seminários de Chen Yingjun, filho do Grão-Mestre, que ocorrem desde 2008. Em 2009 associei-me à WCTA-Br (CXWTABR: Chen Xiaowang World Taijiquan Association Brasil), e logo recebi minha certificação do mestre Jan Silberstorff.
Tenho treinado frequentemente com Chen Yingjun e Jan Silberstorff. É importantíssima a orientação regular com professores realmente credenciados, que possam ajudar a crescer na prática. O Taijiquan (tai chi chuan) Chen não só é uma excelente forma de auto-defesa, como também fortalece todo o corpo, trazendo saúde. O Qi, fluindo e se acumulando, traz paz e sabedoria. Corpo e mente trabalhando juntos levam à espiritualização.

Fale com o Mário

6 + 11 =