Revista de Taijiquan 2010

Uma Visão para o Futuro do Estilo Chen no Brasil

por Liana Netto

A World Chen Xiaowang Taijiquan (Tai Chi Chuan) Association Brasil foi fundada em 15/03/2003 em Salvador, pelo Mestre Jan Silberstorff, formalmente autorizada e funcionando sob o patriarcado do Grão-Mestre Chen Xiaowang.  Mas esta frase formal não conta a história por trás do evento, nem transmite o espírito que forma a visão que O Grão-Mestre, o Mestre Jan Silberstorff e nós associados da WCTA-Br (CXWTABR – World Chen Xiaowang Taijiquan Association) temos para o futuro da Associação.

Comecei a praticar artes marciais em 1993, fui vice-campeã brasileira de Taijiquan (Tai Chi Chuan) em 1995, mas acredito que somente comecei a saber algo de Taijiquan (Tai Chi Chuan) (e principalmente, saber o quanto que eu ainda não sei) depois que conheci o Grão-Mestre Chen Xiaowang durante seus seminários no Rio de Janeiro.  A suavidade e ao mesmo tempo vigor dos seus movimentos , sua clareza didática, e o domínio profundo da sua arte me impressionaram tanto quanto a todos os outros participantes dos seminários.  No último deles, em 2002, minha filha Lara tinha poucos meses, e ao mesmo tempo em que praticava e fazia pequenas pausas para amamentá-la, deparei-me com a realidade de que no futuro seria cada vez mais difícil cuidar da família e viajar para aprender com o Grão-Mestre, uma vez que ele deixaria de vir ao Brasil.  
O Mestre Jan Silberstorff estivera no Brasil em 2001 assistindo ao seminário do Grão-Mestre, e na ocasião tive a oportunidade não só de treinar com Jan no jardim do hotel em que estávamos hospedados, mas de ser sua parceira nos treinamentos em dupla durante todo o seminário de Chen Xiaowang, e portanto de receber suas correções. Impressionada com sua habilidade, e ciente de sua trajetória na família Chen, vislumbrei em 2002 o convite ao Mestre Jan, para ministrar seminários em Salvador, como a alternativa para seguir aperfeiçoando a minha prática.

Jan Silberstorff nasceu em 1967, na Alemanha. Em 1989, com apenas 22 anos de idade, recebeu o diploma que a República Popular da China outorga a nível estatal por seus estudos em Taijiquan (Tai Chi Chuan), e foi o primeiro ocidental a conquistar uma medalha de ouro no torneio de Taijiquan (Tai Chi Chuan) em Chenjiagou, o vilarejo da família Chen. Em 1993 foi admitido pelo Grão-Mestre Chen Xiaowang como seu discípulo “a portas fechadas”, tornando-se o primeiro ocidental a receber esta honraria. Jan residiu com o Grão-Mestre na China e na Austrália para receber treinamento.   Em 1994 Jan co-fundou com o Grão-Mestre Chen Xiaowang a World Chen Xiaowang Taijiquan (Tai Chi Chuan) Association (WCTA), e tornou-se o presidente da WCTAG, o ramo alemão da Associação. Sob a liderança de Jan Silberstorff a WCTAG tornou-se membro-fundador da DDQT, a organização geral na Alemanha para Taijiquan (Tai Chi Chuan) e Qigong. Além disso a WCTAG é o ramo alemão da IAMTJQA, a associação de Taijiquan (Tai Chi Chuan) de Chenjiagou, e é membro da TCFE, a Federação Européia de Taijiquan (Tai Chi Chuan). A WCTAG é a maior associação independente de Taijiquan (Tai Chi Chuan) da Europa, contando com quase 150 professores e 2000 alunos filiados, e está presente em 35 cidades do seu país.

Obviamente, com este passado, Jan Silbertorff enxergou muito mais que um seminário no meu convite. Embora o primeiro seminário, em 2004, não tenha gerado retorno suficiente para cobrir sequer as despesas, o Mestre Jan não hesitou em estimular-me a continuar promovendo os seminários, e generosamente repetiu a viagem da Alemanha ao Brasil em 2005.  Graças à  dedicação de Jan, à  ajuda dos meus alunos em Salvador, e muito especialmente ao apoio participativo de Paulo Roberto Silva Santos, que levou seus alunos de Aracaju até Salvador para os seminários, estes tornaram-se uma realidade duradoura.  Agora em 2009 realizamos o 6º seminário, e a cada ano não só cresce o número de participantes, como também a diversidade da sua procedência. O seminário anual tornou-se um evento sul-americano. Ao mesmo tempo, a generosidade e a profundidade dos ensinamentos de Jan Silberstorff também continuam a surpreender.
No decorrer de 2005, após o sucesso do 2º seminário, e percebendo a vontade do nosso grupo de não realizar apenas treinos pontuais, mas de seguir com um processo de educação continuada, Jan expôs sua vontade de expandir a WCTA-Br (CXWTABR – World Chen Xiaowang Taijiquan Association) para uma atuação e alcance nacionais. É claro que a idéia foi acolhida com entusiasmo.  Em 2006, ao chegar ao Brasil para seu 3º seminário, Jan Silberstorff comunicou-me que que eu ocuparia a posição de Diretora Executiva, e ele próprio a posição de Diretor Técnico.  A cerimônia ocorreu durante o seminário, e filiações começaram a ser aceitas em 2007.  Já em 2008 – uma vez que os seminários ocorriam havia vários anos – a WCTA-Br (CXWTABR – World Chen Xiaowang Taijiquan Association) começou a certificar instrutores. A WCTA-Br (CXWTABR – World Chen Xiaowang Taijiquan Association) é uma representação oficial do Grão-Mestre Chen Xiaowang no Brasil.

Observando esta história em retrospecto, chego a ficar surpresa com o desenvolvimento que alcançou a simples idéia de promover um seminário.  Refletindo a respeito, vejo que a fundação da WCTA-Br (CXWTABR – World Chen Xiaowang Taijiquan Association) foi na verdade um marco na realização da visão do Grão-Mestre Chen Xiaowang para o futuro do estilo Chen de Taijiquan (Tai Chi Chuan) no Brasil, e no mundo.  Viajando incessantemente para difundir os princípios da arte da sua família, Chen Xiaowang deseja não apenas ensinar, mas plantar sementes que cresçam de modo sustentável e contínuo.  Para tanto, é necessário estabelecer uma estrutura que permita este crescimento: a World Chen Xiaowang Taijiquan (Tai Chi Chuan) Association.
A WCTA-Br (CXWTABR – World Chen Xiaowang Taijiquan Association) promove um sistema de Educação Continuada, com um calendário de seminários regulares com o Mestre Chen Yingjun (filho do Grão-Mestre Chen Xiaowang), no Rio de Janeiro, e com Jan Silberstorff. Jan decidiu dedicar o ano de 2010 à expansão e fortalecimento da WCTA-Br (CXWTABR – World Chen Xiaowang Taijiquan Association) no país, e por isto residirá em Salvador neste ano, possibilitando a realização de cinco seminários em quatro cidades distintas.

É de conhecimento comum que um ou dois anos não são suficientes para formar um professor de Taijiquan (Tai Chi Chuan), por isto a WCTA-Br (CXWTABR – World Chen Xiaowang Taijiquan Association) adota uma solução multifacetada.  As aulas em que são formados os instrutores e professores são as próprias aulas regulares a que têm acesso todos os alunos: isto faz com que a informação seja difundida honesta e completamente, sem segredos ou aulas fechadas.  Um curriculum em degraus, com 5 níveis de certificações, é oferecido aos instrutores: isto faz com que haja uma rota clara de aprendizado e progresso, com prerrogativas correspondentes.  Os exames de certificação são prestados perante o Mestre Jan Siberstorff, até o 3º nível, e perante o Grão-Mestre Chen Xiaowang para o 4º e 5º níveis.  Os mestres da família Chen são os depositários da herança do gongfu dos seus ancestrais: o acesso direto a eles, através dos seminários e de aulas particulares, oferece horizontes de aprendizado que vão muito além do nível técnico dos instrutores e professores, e mantém a qualidade do Taijiquan (Tai Chi Chuan) transmitido pela WCTA-Br (CXWTABR – World Chen Xiaowang Taijiquan Association).
A WCTA-Br (CXWTABR – World Chen Xiaowang Taijiquan Association) almeja estar presente em todo o Brasil.  Já temos instrutores certificados em Salvador, Rio de Janeiro, Aracaju, Brasília, e Campina Grande.  O movimento dos alunos entre os instrutores da WCTA-Br (CXWTABR – World Chen Xiaowang Taijiquan Association) é livre.  O objetivo disto é que se um aluno mudar de bairro,  de Estado, ou simplesmente se desejar, encontre um professor da WCTA-Br (CXWTABR – World Chen Xiaowang Taijiquan Association) disponível, e tenha certeza de continuar aprendendo segundo a transmissão do Grão-Mestre. Se um aluno esgotar o conhecimento do seu instrutor, este deverá colocá-lo em contato com um instrutor de nível superior, e assim sucessivamente até Jan Silberstorff ou o próprio Chen Xiaowang.  Desta forma a Associação serve ao aluno e apóia o professor, e estes fortalecem a Associação.