Sobre a WCTA-Br (CXWTABR: Chen Xiaowang World Taijiquan Association Brasil)

Representação formal do Grão-Mestre Chen Xiaowang no Brasil

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

WCTA foi fundada em 1994 pelo Grão-Mestre Chen Xiaowang com a participação do seu discípulo Jan Silberstorff. O objetivo da Associação é difundir o Taijiquan (tai chi chuan) da família Chen, de Chenjiagou, e o conhecimento é transmitido conforme o ensinamento do Grão-Mestre. A WCTA está presente atualmente em 35 países, congregando centenas de professores e instrutores, e milhares de alunos. É possível aprender o Taijiquan (tai chi chuan) estilo Chen em um país ou cidade, e durante uma viagem ou após uma mudança continuar a sua prática em outro local, e ter certeza de que o conteúdo do treinamento será o mesmo.

A World Chen Xiaowang Taijiquan Association Brasil, formalmente autorizada pelo Grão-Mestre Chen Xiaowang e funcionando sob seu patriarcado, foi inaugurada com cerimônia oficial de abertura no dia 17 de março de 2006, contando com a participação de seu mentor o Mestre Jan Silberstorff. Nossa associação encontra-se na linha direta do Grão-Mestre Chen Xiaowang (19ª geração da família que criou o Taijiquan (tai chi chuan)) e do Mestre Jan Silberstorff (20ª geração). A WCTA-Br (CXWTABR: Chen Xiaowang World Taijiquan Association Brasil) ensina o Taijiquan (tai chi chuan) da família Chen de Chenjiagou (República Popular da China), o lendário local de origem do Taijiquan (tai chi chuan).

A qualidade e a transmissão fiel do ensinamento são garantidas pela presença regular dos mestres da família Chen, que viajam constantemente para ministrar seminários. Ao mesmo tempo, o progresso técnico do praticante é assegurado pela existência um professor sempre mais qualificado: isto se estende até o Grão-Mestre e líder da Associação, Chen Xiaowang. A Associação é, por isto, um canal de ligação entre todos os alunos filiados e os mestres da família Chen. Nela o Taijiquan (tai chi chuan) é estudado como um sistema completo, sendo seus elementos as formas tradicionais de mãos e de armas, Tuishou (empurrar com as mãos) e Sanshou (aplicação marcial livre). A base para isto é o autêntico Qigong (trabalho de energia) da família Chen, o exercício do fio de seda.

Seminários, acampamentos internacionais e viagens educacionais são continuamente oferecidos pela WCTA-Br (CXWTABR: Chen Xiaowang World Taijiquan Association Brasil) e pela WCTAG, a seção alemã que coordena técnica e didaticamente a nossa associação brasileira. Além disso, a WCTAG é permanentemente ativa em fornecer material educacional e de treinamento. Além disso, os professores certificados pela WCTA-Br (CXWTABR: Chen Xiaowang World Taijiquan Association Brasil) contam com avaliação e supervisão constantes do Mestre Jan Silberstorff.

WCTA no Brasil

A Seção Bahia da WCTA-Br (CXWTABR: Chen Xiaowang World Taijiquan Association Brasil) foi fundada em 2006, através de autorização formal do Grão-Mestre Chen Xiaowang e funcionando sob seu patriarcado. Os fundadores foram o Mestre Jan Silberstorff e Liana Netto, e a cerimônia ocorreu durante o 4º Seminário do Mestre Jan Silberstorff em Salvador, na Bahia. No ano de 2010, a WCTA-Br (CXWTABR: Chen Xiaowang World Taijiquan Association Brasil) Seção Bahia teve seu nome oficialmente alterado para WCTA-Br (CXWTABR: Chen Xiaowang World Taijiquan Association Brasil), de modo a refletir sua abrangência nacional.

巴西 陳家溝太極拳 Taijiquan Xue Xiao

Em Maio de 2016,a WCTA-Br foi nomeada representação oficial da Escola de Taijiquan de Chenjiagou no Brasil, em ato formal com o Mestre Chen Ziqiang.