Formação Profissional

Programa de Formação de Instrutores de Taijiquan (tai chi chuan)

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

No treinamento profissional damos particular atenção à seriedade e à qualidade. Nossos professores crescem dentro de nossa família, a qual representam mais tarde. Não somos uma maquinaria comercial, que treina e depois deixa rapidamente os assim chamados “professores de Taijiquan (tai chi chuan)” com qualquer diploma. Nossos professores são apoiados a todo tempo pela associação e, por sua vez, apoiam o desenvolvimento da própria associação. Em nosso nome, eles informam e atestam nossa qualidade e compromisso.

Nós nos consideramos como uma grande família tradicional, onde todos fazem sua parte, e todos lucram com isso. O professor fornece para cada aluno não somente a instrução qualificada, mas cria também a ligação destes com os mestres, favorecendo-lhes o aprimoramento e a ascensão até a conquista da maestria. Asseguramos, desse modo, o melhor apoio ao aluno.

O treinamento ocorre individualmente na estrutura das aulas regulares semanais, dos seminários ou da instrução particular. Isso é requerido até que o estágio seguinte seja alcançado. Então ocorre um “exame”, apenas para oficializar tal promoção. Uma vez que o instrutor principal já conhece muito bem o treinamento do aluno, ninguém falha totalmente neste “exame”. Representa muito mais um acordo e um treinamento avançado particular adicional, cuja finalidade é demarcar um novo estágio de sua carreira.

A filosofia da WCTA-Br (CXWTABR: Chen Xiaowang World Taijiquan Association Brasil) é de Educação Continuada, ou seja, os instrutores e professores certificados devem manter sua proficiência e atestá-la regularmente. Por isto, os certificados emitidos têm a validade de dois anos a contar da data do exame, e devem ser renovados regularmente.

Os diferentes graus de treinamento são descritos a seguir:

Nível de Treinamento Período de Treinamento Qualificado para Conteúdo
Instrutor 2 anos Ensinar como assistente -Zhang zhuang (meditação em pé);
-Primeiro e segundo tipos de chansijing (Desenrolar o Fio da Seda);
-Tuishou de primeiro tipo;
-Forma de 19 movimentos.
Instrutor Senior 4 anos Ministrar aulas regulares semanais – Laojia Yilu (primeira forma da Laojia);
– Tuishou de segundo tipo;
– Treinamento básico com armas;
– Treinamento básico de aplicações (defesa pessoal).
Professor 8 anos Iniciar sua própria escola – Armas: sabre, espada, lança e bastão, alabarda (guandao);
– Tuishou dos tipos 3, 4 e 5;
– Laojia Erlu (segunda forma da Laojia ou Paochui);
– Forma de 38 movimentos.
– Aplicações e defesa pessoal;
– Teoria conceitual do taijiquan.
Professor Senior a partir de 10 anos -Ministrar cursos e seminários nacionais.
-Autorização para examinar instrutores assistentes.
– Xinjia (completo: Yilu e Erlu, primeira e segunda formas);
– Espada dupla e sabre duplo;
– Forma com a bola (bola maciça de 30 cm de diâmetro);
– Exercícios de Dagan (bastão de 3 m).

O quinto nível é o de Sifu (Mestre), obtido através da avaliação do Grão-Mestre Chen Xiaowang, a partir do aprofundamento da prática e de realizações proeminentes.

A WCTA-Br (CXWTABR: Chen Xiaowang World Taijiquan Association Brasil) esclarece que os títulos “Instrutor” e “Professor” constituem meramente uma nomenclatura interna e referem-se unicamente à proficiência técnica do Taijiquan (tai chi chuan). Os graus alcançados não conferem qualquer título acadêmico ao portador, e constituem tão-somente um aval de qualidade conferido pela WCTA-Br (CXWTABR: Chen Xiaowang World Taijiquan Association Brasil).
Os portadores dos certificados continuam sujeitos às Leis e decisões judicias aplicáveis no país.