Flávio Pontes Octaviani

Flávio Pontes é graduado em Fisioterapia, pós graduado em Acupuntura, especialista em Treinamento Funcional, Instrutor Sênior de Taijiquan (Tai Chi Chuan) formado pela WCTA-Br (CXWTABR – World Chen Xiaowang Taijiquan Association), eterno estudioso e praticante das artes de desenvolvimento da energia interna. Com vasta experiência acadêmica, clínica e prática em diversas modalidades terapêuticas e esportivas para o desenvolvimento do movimento humano, encontrou no Taijiquan (Tai Chi Chuan) o mais elevado caminho para o desenvolvimento físico, mental e espiritual.

Flávio dedica-se desde agosto de 2009 ao estudo e a prática do sistema de Taijiquan (Tai Chi Chuan) da família Chen. Morou em Chenjiagou (China) de março a junho de 2011, onde teve a oportunidade de aperfeiçoar sua prática na escola de Chen Xiaoxing, sob a orientação direta de Chen Ziqiang, e na escola de Chen Bing. Também na China obteve o 3° Duanwei pela International Wushu Federation.

Conecte-se

email hidden; JavaScript is required

Instagram

Dor e Tai Chi Chuan.

O Tai Chi Chuan é "O Caminho da Naturalidade". Nele se busca o equilíbrio, o relaxamento, o livre fluxo energético. Encontrar este caminho é extremamente benéfico para o corpo, mente e espírito.

Porém, uma pessoa que não conhece o caminho não pode trilhá-lo sozinho.

Uma vez ouvi uma frase que se encaixa perfeitamente nessa dificuldade.

A frase diz "para o errado, o certo é o errado."

Eu mesmo já estive nessa situação: quando um professor experiente coloca o aprendiz no caminho da Naturalidade, este não se sente natural.

Aqueles que não conhecem o caminho enveredam pelo que eles acreditam ser a beleza da forma externa e o fazem em detrimento da Naturalidade, do Equilíbrio e do livre fluxo energético. Bloqueios e dissipações então podem promover problemas nos joelhos, quadril, costas...

Um professor experiente logo nota e corrige tais desequilíbrios. Por isso é tão importante aprender com quem já trilhou o caminho e conhece os desvios que nele se apresentam.

#wcta #wctabr
#taijiquan #taichi #taichichuan #chenjiagou #yinyang #kungfu #gongfu #chenxiaowang #chenyingjun #jansilberstoff #chenziqiang #wushu #wellness #saude #saúde #bemestar #brasil #qigong #chikung #meditacao #meditação
...

45 4

Força.

Uma das primeiras coisas que me chamou a atenção na prática do estilo Chen foi a força nos membros inferiores e costas que a prática me proporcionava.

Quando o mestre realmente te coloca no centro, no equilíbrio, e desfaz as compensações e pontos de dissipação energética da postura é como se suas pernas estivessem sendo forjadas em aço.

O Yang construindo o Yin para que o Yin sustente o Yang. Assim se constrói a força interna que pode manifestar a força externa.

#chentaichi #chentaijiquan #taichichuan #taichi #chikung #qiqong #yinyang #kungfu #gongfu #chenjiagou #meditacao #wcta #wctabr #chenxiaowang #bemestar #jansilberstoff
#chenziqiang
...

81 6

Sentir o Chi fluindo pelo corpo é sentir o mais profundo de si. Exige calma, atenção e observação. Seu corpo, músculos, tendões, mente estão relaxados. Em seu corpo tudo pulsa, tudo flui, tudo vibra. De onde vibra? Como vibra? Para que vibra? São perguntas que então você pode responder.

#chikung #taichichuan #meditação #autocura #autoconhecimento #holistico
...

29 2

Força Interna, Equilíbrio, Relaxamento, Conciência Corporal Profunda, Encontro com o Tao.

Esses são alguns dos objetivos dessa prática tão poderosa: o Zhan Zhuang.

O praticante iniciante deve primeiro buscar suas conexões, seu centro, seu relaxamento, seu equilíbrio.

Isso amplia sua conciência corporal que se aprofunda ao encontro com o Tao.

Não posso dizer como é esse encontro porque cada um o encontra à sua maneira e, nele, cada um aprende o que pode e o que precisa.

#taichichuan #taichichen #taichi #taiji #yinyang #tao #meditacao #meditaçãoemmovimento #zhanzhuang #posturadaarvore
...

43 4